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Pilates para todas as idades
jul 30

Pilates para todas as idades

Com o passar do tempo, o pilates se adaptou às particularidades de cada etapa da vida: crianças, adultos, gestantes e idosos podem investir no exercício.

Crianças

O peso exagerado da mochila escolar e a forma inadequada de sentar-se são umas das principais causas de problemas ortopédicos futuros. O pilates tem sido bastante procurado, pelos pais bem informados sobre o método, por prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que se adéquam e respeitam os limites e as necessidades de cada criança e adolescentes.

Adultos

A má postura pode ser a causa de várias lesões, que ocorrem quando os músculos e os ligamentos que envolvem a coluna são sobrecarregados, estirados ou torcidos. Cuidar da postura no trabalho, no lazer, em casa, e fazer algum tipo de atividade para fortalecer e alongar, são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater possíveis lesões. Há um grande número de profissionais que desenvolvem as suas atividades sentados ou predominantemente (em pé) na mesma posição: administradores, engenheiros (as), cientistas, motoristas, telefonistas, secretários (as), balconistas, advogados (as), costureiros (as), servidores (as) públicos, bancários (as), psicólogos (as), dentistas, professores (as), arquitetos (as), farmacêuticos (as), médicos, etc., e de acordo com dados atuais, a incidência de lesões associadas ao trabalho efetuado por longos períodos na mesma posição, é elevado.  E Pilates trabalha o fortalecimento muscular, coordenação, equilíbrio protegendo  contra lesões e reduzindo dores, principalmente lombares.

Gestantes

O Pilates durante a gravidez proporciona muitos benefícios tais como, fortalecimento e alongamento da musculatura do abdome, também dos glúteos e da parte inferior das costas, que é parte do corpo responsável pela sustentação da coluna vertebral, além de diminuir a sensação de desconforto muito comum entre as grávidas, diminui também o inchaço das pernas e as dores nas costas. A gestante que pratica Pilates adquire um bom condicionamento físico que proporciona a ela um bem estar, além de controlar o peso, terá um abdome mais forte que vai tornar o trabalho de parto mais fácil.

Idosos

O Pilates proporciona uma espinha mais resistente de modo a aumentar o equilíbrio corporal, o que é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilíbrio comprometido devido aos desvios posturais decorrentes da idade. A prática estimula a produção e a demanda de cálcio para os ossos que possam estar fragilizados, proporcionando lubrificação e aumento da amplitude dos movimentos para as articulações acometidas, respeitando os limites e avanços de cada um dentro das aulas. Por isso, os portadores de doenças como artrose, artrite reumatóide, artroplastia e discopatias degenerativas (degeneração das vértebras e discos da coluna), osteopenia e osteoporose também podem obter melhorias com o treinamento. Quem adere à prática do método, após os 60 anos apresentará um menor risco de sofrer quedas que aliadas à osteoporose, podem causar fraturas seriíssimas. A prática do Método incentiva a vontade de aprender e viver, proporcionando melhor qualidade de vida. Através dele os idosos podem resgatar a confiança em si mesmos, valorizando-se mais e desfrutando melhor das coisas boas que a vida tem a oferecer.

Fonte: http://www.beautiful-body-ideal-weight.com

Clube do Pilates

Revista Pilates

 

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