Contato: (66) 3426-0782

(66) 99925-8858

“Mente e corpo trabalhando juntos para uma melhor qualidade de vida!”



História

“Segundo Joseph Humbertus Pilates os exercícios do seu Método devem obedecer seis princípios: Respiração, Concentração, Controle, Centralização de Força, Fluidez e Precisão“.

RESUMO da HISTÓRIA: Seu criador Joseph Humbertus Pilates nasceu na Alemanha, em 1880. Quando criança, sofreu de asma, raquitismo e febre reumática, e para superar essas deficiências da sua saúde frágil, tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em Anatomia, Biologia, Fisiologia, Física e Medicina Tradicional Chinesa. Ele acreditava que a má postura, a respiração ineficiente estavam na raiz da saúde deficitária. Determinado a melhorar sua condição física limitante, trabalhou incessantemente no seu condicionamento físico, já na adolescência tornou-se ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo. Em 1912, mudou-se da sua terra natal Alemanha, para a Inglaterra passando a ser boxeador profissional e instrutor de autodefesa para detetives da Scotland Yard. Em 1914, com o advento da lª Guerra Mundial, foi aprisionado em uma ilha Britânica devido sua nacionalidade Alemã. Foi neste período, quando trabalhou como enfermeiro e baseando-se em seus estudos e pesquisas iniciou um novo Método de Trabalho Físico associado ao Controle Mental para recuperar a Saúde das pessoas. Pilates desenvolveu exercícios adaptados às condições debilitantes de cada mutilado e doente de guerra, inspirado nas camas de Hospitais da época, ele introduziu molas e cintas como mecanismo de resistência ao movimento, obtendo uma eficaz Reabilitação Física, este feito inspirou-lhe para mais tarde criar seus aparelhos.

paginas_grande_39_1Em 1918 houve uma Epidemia de Influenza que matou milhares de pessoas em outros campos de concentração da Europa, porém nenhum dos internos que praticaram os exercícios desenvolvidos por Joseph sofreram deste mal, o excelente condicionamento físico dos seus pacientes os protegeu, inclusive de outras doenças comuns em locais onde existe uma grande concentração de pessoas em condições desfavoráveis. Neste contexto surgiu o reconhecimento do seu trabalho. Joseph H. Pilates imigrou para os Estados Unidos, viajando de navio onde conheceu sua futura esposa Clara, que tinha como profissão a enfermagem, descobriram muitos interesses em comum em relação a uma Vida Saudável e ela muito contribuiu para o melhoramento do Método chamado por seu criador de “CONTROLOGY”. Em 1926 se estabeleceram em Nova Iorque junto ao New York City Ballet para montar seu primeiro Studio, onde o novo estilo de exercícios atraiu a atenção dos Bailarinos que tiveram a oportunidade de explorar os novos movimentos, usufruindo de inúmeros benefícios consideraram revolucionários para o mundo da dança. Bastante convencidos.. a Companhia de Ballet passou a praticar o Método a qual muito o ajudou no processo de difundir para o mundo.

paginas_grande_39_2Joseph desenvolveu alguns princípios que considerou importante, a concentração fundamental para o praticante conseguir distinguir e comandar partes do corpo que estão contraídas, relaxando-as e alongando-as, tornando os movimentos harmônicos. Para trabalhar o corpo em uma ação, enfoca a necessidade dos praticantes terem que prestar a atenção (Concentração) a cada movimento e visualizar o próximo, ajudando o sistema nervoso central a selecionar a combinação correta dos músculos para execução. Concluindo a ideia e afirmando que o número de repetições dos movimentos do método é definido pela capacidade individual do praticante, garantindo a eficiência correta e precisa enquanto os músculos trabalham. Pilates é o Método mais eficiente de criar resistência muscular, respeitando os limites de cada indivíduo, a cada execução de um movimento que trabalha todos os músculos simultaneamente. Em 1967, na tentativa de salvar seus equipamentos de um incêndio em seu Studio, Joseph veio a falecer aos 87 anos por inalar grande quantidade de gases tóxicos. Clara permaneceu ensinando até 1970, falecendo em 1977. O Repertório Original de exercícios e aparelhos tem sido expandido e modificado de acordo com os Conhecimentos Acadêmicos atuais, por diversas Organizações Especializadas no Método espalhadas pelo mundo. Mas o FOCO em Condicionamento e Reabilitação permanece inabalado e como essência do Método de Contrologia, hoje chamado em homenagem ao seu idealizador e criador… Pilates!

joseph-pilates-aos-57-e-aos-82joseph-claraNo Brasil o Método chegou apenas nos anos 90, na Bahia, sob a iniciativa de Alice Becker, a primeira brasileira a certificar-se para instrução do Pilates. Em 96 Inélia Garcia trouxe a técnica, após ter feito sua certificação com Romana Kryzanowska, a última discípula de Joseph. Já em 97 Elaine Markondes, hoje diversos Studios, Academias e Clínicas de Fisioterapias disponibilizam o Método para milhares de pessoas no país. Em Mato Grosso só após 2005 começou a ser aplicado o método em alguns pacientes de fisioterapia, com tantos casos positivos acabou propagando-se para o interior do estado. O Pilates conquistou a confiança do público trazendo mais: Prevenção de Lesões Musculares, Saúde, Qualidade de Vida e Longevidade aos praticantes.

joseph-pilatesjoe-mary-clara

“Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica”

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 você é flexível e forte, você é um jovem”

Frases de Joseph Pilates